quinta-feira, novembro 16, 2006

Fettuccine com camarões e ervas frescas

English version

Apesar de amar peixe, não sou muito fã dos outros frutos do mar. Alguns me dão alergia, então fico no mais básico: camarão. E confesso não achar tudo isso que as pessoas dizem...

Já contei a vocês que o João é meio chato pra comer. Picky eater total (tenho sorte de ele não ler o blog). Isso dificulta um pouco na hora de escolher as receitas. Tenho vontade de fazer e experimentar tudo, mas me freio um pouco pois ele é conservador nesse quesito...
Gosto de quando estou folheando um livro perto dele e ele vê uma foto e diz "faz esse?". Foi o caso do lombo e também deste macarrão (receita deste livro).

Fiquei brava porque os camarões que comprei estavam gigantes e diminuíram muito dentro da panela... :\ Mesmo assim, o prato ficou gostoso.
Acrescentei raspas de casca de limão (algo que não estava na receita).

Um casal de amigos estava em casa neste dia, por isso fiz a foto no dia seguinte, com o restinho de macarrão que havia sobrado. E o camarãozinho espetado no garfo foi único sobrevivente.

Update: Li alguns comentários sobre camarões congelados - os que usei comprei frescos e eu mesma limpei em casa. Não comprei os congelados justamente porque os achei pequeninos demais - além de não confiar muito na limpeza deles...

Fettuccine com camarões e ervas frescas

400g de fettuccine
100ml de azeite de oliva
3 dentes de alho, amassados - não usei
16 camarões grandes, limpos e sem as veinhas pretas (eca!) - usei 25
250g de tomates cereja cortados ao meio
1 punhado grande de salsinha picada grosseiramente
12 folhinhas de manjericão, rasgadas
30g de cebolinha picada - não usei
suco de 1 limão siciliano
raspas da casca de 1 limão siciliano (opcional)

Cozinhe o fettuccine em bastante água (com sal) até que fique al dente.
Enquanto isso, aqueça o azeite numa panela (usei a wok), junte o alho e os camarões. Quando eles ficarem rosados, junte os tomates e cozinhe por mais 1 minuto e retire do fogo (deixei mais tempo para que ficasse um caldinho dos tomates).
Escorra o macarrão, junte ao molho, adicione as ervas e o limão e misture.
Corrija o sal e sirva.

Rend.: 4 porções

13 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

simples e delicioso! :-)
sou como voce Patricia, como peixe e camarao, mas sou meio nojenta pra outras coisas, principalmente as cheias de pernas e zóios... sei la! mesmo o camarao, as vezes me dah um noooojooo.... eu nao posso pensar muito, senao nao como nenhum animal. beijos! :-))

Anônimo disse...

Patrícia, adooooro talharim com camarão. Infelizmente, esse danadinhos congelados nos enganam os olhos mesmo. Além da água que perdem no processo de descongelamento, tenho a impressão de que têm uma capa de gelo ao redor que os faz ficar ainda maiores à primeira vista, né?
Beijos e parabéns pelo sucesso da receita

Eli disse...

Patrícia esse pratinho está uma maravilha, e deixa a gente com água na boca.

Valentina disse...

Pat, adoro camarao, lula, mexilhao, peixe,polvo - um pouco.., lagosta..Que delicia que deve estar este prato.tudo fresquinho e ai pra voces imagino que os tomates estejam deliciosos..perfeito.Deve ter sido um 'otimo jantar.Bjs

Karen disse...

Gosto muito de frutos do mar, infelizmente não moro na beira de uma praia (limpa) para comprar os produtos frescos, então também preciso me virar com os congelados, fico doida com o "encolhimento" do bichos!

Anônimo disse...

I have some pasta cooking on the stove right now but I was just going to put plain pasta sauce on it (it's a "simple food" night) - nothing as delectable as this!

Ari (Baking and Books)

Elvira disse...

Que receita tão agradável! Adoro pasta! :-)

Akemi disse...

Que preparo rápido e o resultado está de dar água na boca! Hummm! Tenho alguns camarões aqui, mas vou ter que fazer só para mim pois o Luiz é alérgico a camarões!

Baú da Conceição disse...

Gosto destes pratos simples e deliciosos e muito rapidos de preparar.

Daniela disse...

Adorei o relato Patrícia. Ao contrário de você eu amo frutos do mar e peixes, se pudesse comeria todos os dias.
Receita anotadíssima para quem sabe este feriado.
Também não gosto dos camarões congelados, acho o gosto forte demais.
Beijos

Marcia da Paz disse...

Que Lindo, pratico e saboroso, vou experimentar, mas ja sabendo q vou ter q fazer outro prato pois meu filho não pode nem ouvir falar em peixe ou camarão....não só nos camarões como em outro alimentos é loteria comprar ele limpos tb tenho um certo receio....bjs

miki w. disse...

ai, patricia, q delícia!
essa combinação de ervinhas com camarão parece muito boa. fiquei curiosa com o contraste com o limão, que tal ficou?
achei uma ótima receita para variar o molho da pasta :-)!
bjs, miki

Patricia Scarpin disse...

Fer, gargalhei com teu comentário! Nem me fale em "zóios", de zoiúda aqui basta eu! :D
Eu limpei o camarão em casa e aquelas tripinhas pretas são uó!

Dadi, querida, até coloquei uma atualização no post, os camarões eu comprei frescos e limpei em casa. Mesmo assim, os bichinhos quase sumiram. :(

Eliana, obrigada! Meus convidados gostaram bastante!

Val, os tomatinhos estavam suculentos, uma delícia, amiga! E os camarões, também.

Karen, arrisquei comprá-los no Extra mesmo. Já comprei peixe lá e gostei bastante.

Hi, Ari! Pasta is always good, no matter what! :D

Elvira, obrigada!

Clarice, aqui em casa é o contrário, amiga! Eu sou alérgica a lula, polvo, marisco e ostra (e meu marido adora!).

Conceição, adorei a rapidez pois estava com convidados em casa.

Dani, se fizeres, me conta o resultado, ok?

Marcinha, obrigada! Acho que se vc gosta de camarão vai gostar da receita. Ah, tenta fazer com peito de frango picadinho pro seu filho!

Miki, sou suspeita, pois amo coisas cítricas. O limão dá um toque delicioso na minha opinião, sem contar o perfume!

Beijos a todas!