sábado, maio 29, 2010

Cookies de chocolate ao leite

English version

Milk chocolate cookies / Cookies de chocolate ao leite

Está todo mundo falando de “Lost” estes dias e me sinto completamente por fora – não assisti ao seriado quando começou e por isso não segui os episódios depois. :(

Já que não posso escrever sobre a tão popular série, escolho algo ainda mais popular: chocolate. Esta é uma das lindas receitas de cookie da Lizzie - os amanteigados de rum são os próximos na minha lista.

Cookies de chocolate ao leite

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (140g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó sem adição de açúcar
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
340g de chocolate ao leite, sendo 170g picado grosseiramente e 170g em pedaços de aprox. 6mm
½ xícara (113g) de manteiga sem sal
1 ½ xícaras (300g) de açúcar
2 ovos grandes
1 colher (chá) de baunilha

Pré-aqueça o forno a to 160ºC. Misture a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela e reserve. Derreta os 170g de chocolate picado grosseiramente com a manteiga em banho-maria e deixe esfriar ligeiramente.

Coloque a mistura de chocolate na tigela da batedeira, junte o açúcar, os ovos e a baunilha e bata em velocidade média até combiná-los bem. Reduza a velocidade e acrescente os ingredientes secos. Desligue a batedeira e adicione os pedaços de chocolate, misturando-os à massa com uma colher de pau ou espátula*.
Com o auxílio de uma cookie scoop de 3.75cm, molde porções de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas, deixando 5cm de distância entre uma e outra.
Asse até que os cookies esparramem e as superfícies rachem, cerca de 15 minutos (os biscoitinhos ainda estarão moles). Deixe esfriar ainda sobre o papel manteiga – transfira o papel para uma grelha.

Os cookies podem ser guardados em potes ou latas herméticos em temperatura ambiente por até 3 dias – coloque camadas de papel manteiga entre os biscoitinhos.

* se quiser, pique um pouco de chocolate extra e coloque 2-3 pedacinhos sobre cada cookie antes de assar

Rend.: 3 dúzias - fiz metade da receita acima, usei 1/2 colher (sopa) nivelada de massa por cookie e consegui 34

17 comentários:

Anônimo disse...

Oi querida! Faz tempo q não comento por aqui. Acabei de postar seus muffins de cenoura, ficaram di-vi-nos! Estou na mamys de "férias" pq o maridão foi viajar e estou com mais 2 receitas na fila - uma já pronta na geladeira e outra pra fazer amanhã!
Assisti Ilha do Medo e lembrei de vc!! E venho aqui recomendar pra vc assistir Lost sim, é uma das melhores séries de todos os tempos e o final foi perfeito!
Beijos e bom final de semana!

Marilia Medeiros disse...

Fiquei a babar... adoro tudo o que leve chocolate e estar bolachas tem um aspecto divino

Quéroul disse...

ai, que lindo cookie.
eu agora tô com uma doença terminal do estômago - aloka.
mas é. ontem no PS o médico dando aquela famosa lista do que pode e não pode... tudo que é lindo não pode.

ou seja, daqui pra frente só venho no seu blog pra chorar, tá???

beijão e bom fim de semana.
=***

Valéria disse...

Achei maravilhoso, vou fazer pros meus filhos (e prá mim, claroooo!!!).
obrigada!
Beijos e bom fim de semana
Valéria

Samy disse...

Pat!!!!!! Você tem de assistir Lost! É MUITO BOM! Uma das melhores series de todos os tempos, se nao a melhor, alem de ter sido a de mais polemica e repercussão no mundo todo! É excelente! Eu super recomendo, sou lostmaníaca de carteirinha e passei madrugadas acordadas pra esperar baixar fresquinho os episodios novos, AMO!
To aqui comendo cookies, sao do mercado, mas ta valendo pro meu sabado chuvoso e entediante.. agora que acabou Lost preciso de outra serie pra me deixar viciada!! :(
Beijossss!!

Nani disse...

Patrícia acabei de fazer os shortbreads com o sciciliano! FIcaram MUITO bons!!
Obrigada pela receita!!!
Beijo

Fabiana disse...

Patricia,
Que delicida de cookies!
Estou sempre correndo, com muito pouco tempo, mas tem blogs, que sempre faço questão de dar uma passadinha, e o seu, é um deles.
Amo as suas receitas, e tenho um caderno de receitas com quase todas as suas receitas de cookies, e já testei várias.
e tem mais essa, para entrar no caderninho.
beijos

Salsa Verde disse...

Que aspecto delicioso. Até apetece dar umas trincas!
Beijinhos e bom Domingo,
Lia.

ameixa seca disse...

Eu vejo Lost, embora tenha perdido alguns episódios, mas aqui ainda está bem atrasado. Nem sei quando será o final, portanto estou por fora também :) Ontem fiz biscoitos com pepitas de chocolate e ficaram deliciosos. Tenho que tentar esta tua versão também ;)

Patrícia Abreu disse...

Olá, Paty... não me fale de Lost, estou doida pra ver a última temporada, pois só vejo quando sai em DVD (assisto uns 7 a 8 espisódios por dia, pra ver tudo na sequência, não tenho paciência para esperar 1 semana pra ver na tv a cabo). Entrei no blog da Lizzie e vi que ela está fazendo todas as receitas de cookies de um livro da Martha. Gamei no cookie da capa, que tem uma consistência cremosa por dentro huuuuuuuuumm!!! Vc já tem esta receita?
Mudando de assunto, na semana passada fiz seus blueberries Muffins, mas acho que algo deu errado. ficou faltando um pouco de açúcar e a massa ficou meio estranha, parecia ter desandado (ficou muito pesada). Que será que aconteceu!? Me responde se puder, grande bj e boa semaninha (oba, tem feriado!!!!)

Ana disse...

Eu tbem nao assisto lost, fico com seus cookies, estao lindos!
Chocolate eh demais nao?!!
Beijos!
Ana

tatiane disse...

Cookie de chocolate com leite puro fica bom? Nossa, os amanteigados de rum estão na minha lista faz tempo!
Também não vi Lost, parece que eu não tenho TV em casa, já que quase nunca ligo...
beijos querida

Patricia Scarpin disse...

Liv, saudade! Tudo bem?
Vou lá ver os muffins!
Beijoca!

Marília, obrigada!

Quéroul, tadinha de ti! Vou torcer pra vc melhorar logo!
xx

Valéria, obrigada! Espero que todos gostem!
Um beijo!

Samy! Você é viciada em Lost, menina, não vale! :)
Brincadeira - vou dar uma chance à série, sim!
Beijoca!

Nani, que notícia boa! Obrigada a você por vir me contar!
Beijo!

Fabiana, obrigada!
Pois eu fico muito feliz sabendo disso, que bom!
Beijo!

Lia, obrigada!

Ameixa, hum, cookies são sempre uma delícia, não?
Obrigada!

Oi, xará! Também prefiro ver tudo de uma vez só, fiz assim com Sex and the City, devorava cada temporada em pouquíssimos dias. :)
Ah, acho que não fiz aquele cookie da capa, não, preciso ir lá ver! :)
Aquela receita de muffin de blueberry não me agradou 100%, dá uma olhada no blog da Tati (Comida de Quinta) ela tem receitas maravilhosas de muffin de blueberry lá!
Beijo!

Ana, obrigada, querida! Chocolate cura todos os males. :)

Tati, fica sim! Eu prefiro meio amargo e amargo e me surpreendi com estes cookies.
Beijo!

thássia disse...

Já preparei algumas de suas receitas mas sempre esqueço de comentar.
Esse cookie é realmente uma delícia! Já foi pro caderninho de receitas... :)

Patricia Scarpin disse...

Thássia, que bom saber disso, obrigada por me contar!

CarolBorel disse...

papai do céu! que é isso??
Patrícia, sempre dou uma espiadinha no blog atras de umas receitinhas gostosas, mas essa me deixou uns 5kgs mais gordinha! (exageraaaada!)
fiz os biscoitos com a intenção de levar para o pessoal no trabalho, mas quem disse que eles chegaram ao escritório? haha
mas acrescentei um vício meu nos finalmentes da receita...ao inves de colocar pedacinhos de chocolate sobre os biscoitos, polvilhei um tiquinho de ovomaltine sobre cada um...ai, que espetáculo!
fim de semana tem mais uma fornada dele saindo, pq todo mundo ficou me cobrando quando disse a delicia que ficou! rs
bjos

Patricia Scarpin disse...

Oi, Carol! Tudo bem?
Morri de rir com o teu comentário - que bom que está gostando do blog, fico feliz!
E esta idéia de polvilhar Ovomaltine é maravilhosa - obrigada por me contar! Vou testar, hum! AMO Ovomaltine! :)
Um beijo grande!