terça-feira, outubro 26, 2010

Bolinhos de mel e especiarias

English version

Honey and gingerbread cakes / Bolinhos de mel e especiarias

Há alguns dias eu falava de como fico pra baixo na época das festas – vi panetones no mercado e me dei conta de que o Natal está praticamente aí. Por outro lado, adoro as comidinhas desta época – venho pensando numa série especial de posts, como fiz ano passado, e com sorte com mais receitinhas ainda.

Ainda é cedo para começar a série natalina por aqui, eu sei, mas não pude resistir a estes bolinhos – eles estão na revista DH que recebi sexta passada.

Bolinhos de mel e especiarias
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

¼ xícara de mel
¼ xícara de glucose de milho (Karo)
½ xícara de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
¾ xícara de leite integral
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (chá) de canela em pó
1/8 colher (chá) de cravo em pó
1/8 colher (chá) de pimenta-da-jamaica moída
1 pitada de noz-moscada moída na hora
65g de manteiga sem sal, fria e picada
1 ovo
açúcar de confeiteiro, para servir

Pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga 12 mini forminhas de furo central com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada.*
Coloque o mel, a glucose de milho, o açúcar mascavo e o leite numa panelinha e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Retire do fogo e deixe amornar.
Coloque a farinha, o fermento em pó, o gengibre, a canela, o cravo, a pimenta-da-jamaica, a noz-moscada e a manteiga no processador de alimentos e processe até obter a textura de farelo de pão. Com o processador ligado, acrescente aos poucos a mistura de mel e processe até obter uma massa homogênea. Acrescente o ovo e processe por mais 1 minuto. Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 20-25 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar nas formas por 10 minutos e então desenforme com bastante cuidado. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

* fiz exatamente a receita acima e usei 4 forminhas com capacidade para 1 xícara (240ml) cada

Rend.: 12 unidades

30 comentários:

Leandro Gonçalves disse...

Mel? Canela? Gengibre? Pimenta?
Ah, Pat, assim você judia demais! Eu quero esse bolo!

Beijo!

Tina Lopes disse...

Pat, eu também não gostava de Natal, mas tive que traçar uma estratégia de sobrevivência: peguei pra mim a responsabilidade da festa, que passou a acontecer na minha casa, do meu jeito, com os meus rituais e tals. Aí ficou divertido. ;)
E essa receita eu nem comento pra não passar muita vontade.

Ju Guedes disse...

pat, só você mesmo pra transformar mais uma manhã cinzenta em uma coisa absolutamente deliciosa :)

vou sonhar o dia inteiro com esses bolinhos!

CR disse...

Como assim, Pat, vc não gosta da época de festas? Essa eu preciso entender!!
E os bolinhos parecem absolutamente deliciosos!
Ah, estou com algumas receitas de cookies aqui do technicolor kitchen pra fazer aos montes na época do Natal. Acho que será um arraso.
Beijo!

Katia disse...

Patrícia,
Essa antecipação do Natal me causa stress... Pensar que o ano está quase acabando, aff.

Lindos bolinhos, que vontade!!! Agora, uma pergunta. Onde vc comprou essas forminhas para bolo? Não acho essas em lugar algum... Se vc puder me ajudar, eu agradeço.
Beijos e bom dia.

Sabrina Romano disse...

Nossa, que bolo prático e cheio de sabores; gostei! Bjs

Marmita disse...

Uma maravilha, adoreeeeeeeei

caroliny disse...

ola´!!querida..que boa sugestão para o natal,adorei..otima combinação,
caroliny!!

ameixa seca disse...

Gosto do cheiro a Natal, embora não festeje, e estes bolinhos até estão coroados :) Perfeitos!

Rosana disse...

Nossa,que stress,fico muito ansiosa também,quase um pânico, não é exagero não.
Pois é, sinal que o ano está acabando DE NOVO.Hj um psicólogo falou na tv, os sintomas desse momento ....rsrsrs enfim.
Vamos ao bolo ,deve ser delicioso com tantas especiarias hum, a minha cara...Claro que farei,dpois te conto.
Ah ,onde encontrar essas fofuras de forminhas?
Estou no aguardo de "news" para presentear no Natal.
Bjs
Rosana
Dê uma passadinha no http://ateliededocesrosanaxavier.blogspot.com

Laís disse...

Ai ai ai Patricia, faz um tempinho que sempre confiro seu blog, ele me enche de cor. Resolvi comentar pra dizer o quanto te acho linda (nunca te vi), do jeito que minha mãe me ensinou a achar as pessoas lindas (a poesia que vem não sei de onde e faz a gente sorrir). Resolvi dizer isso hoje porque acordei triste achando tudo cinza e ai você me vem com bolinhos açucarados com uma fitinha verde (ah..) e eu sorri. Viu como és linda? Bom, eu posso parecer uma maníaca (rs, não sou, juro). Mas precisava te contar: amo tudo por aqui! Tudo, tudo, tudo! As cores, as louças, as fotos, os paninhos, as fitas, teus fragmentos pessoais. Obrigada pelas cores Patricia, te desejo todas as pequenas alegrias que podem compor a vida. Te desejo as melhores melodias. Beijos imensos.

Levi Pereira disse...

Nossa esse bolo é tudo que tem de bom em matéria de especiarias num lugar só... Amei, parece super fofinho, e estou doido pra ver suas receitinhas de final de ano... rsrsrs
bjãoooO

Sarah Abreu disse...

Nossa, sou louca por especiarias! Tô sentindo até o cheiro! Linda foto, como sempre!

Padma Lodrön disse...

Sou um zero à esquerda na cozinha. Meu negócio é arquitetura, decoração, artesanato e artes em geral. Mas sou doida com um bolo. Já assinei prá receber newsletters porque eu tenho que tomar vergonha na cara e aprender a cozinhar! Adorei seu blog. Sinta-se convidada para visitar o meu. Beijo.

Anônimo disse...

Pat,
Resolvi minha melancolia com as festas de um jeito bem simples: tive uma filha! Com criança em casa a coisa fica bem mais animada, viu?

bjs

Marina Mott disse...

Parece delicioso!Bjs

Anônimo disse...

Oi, Patrícia

É o Chiljo... então... me especializei num tipo de biscoitão-bolo que...olha... tenho feito todo dia. O legal é ir descobrindo as possibilidades de se trabalhar com a mistura desses ingredientes saudáveis.

É tão gostoso matar a fome com uma coisa que você fez na sua cozinha, que ficou melhor que tanta besteira industrializada que vemos em nossos mercados.

Ainda venho ao seu blog para pegar idéias e inspirações. Tô até cuidando mais do visual. O último biscoitão-bolo tá assando enste momento. Se der tiro uma foto e mando junto com a receita. Quem sabe vc poderia melhor-a´la ou até mesmso testá-la.

Anônimo disse...

do visual do assado...

tatiane disse...

Depois de muito odiar natal, agora fiquei indiferente, encaro somente como duas refeições.
Bolinhos deliciosos, já sei como estrear minha forma baby bundt!
bjs

Pra quem ja sabe amar disse...

oi patrícia, eu adorei seu blog! e lá no meu blog, quando dei a dica e comentei do seu blog, coloquei a foto e a receita, na postagem eu coloquei sim o link do seu blog, da uma olhada!!! mas mesmo assim, vou colocar de novo! BEIJO, SUCESSO

Maira G. disse...

Menina, você devia ser proibida de postar essas fotos...estou com água na boca já tem uma meia hora!

Fiquei simplesmente chocada com a beleza e o capricho nas suas produções e me indaguei se vc vende isso para algum lugar.

Parabéns!

Bjs

Danieli disse...

Adorei a receita (e o seu blog também!)
Quando puder, faça uma visitinha lá no Nossa Cozinha!
www.nossacozinhadani.blogspot.com
Beijos

Letrícia disse...

Hoje eu precisava do conforto que esses bolinhos parecem proporcionar... lindinhos demais.

Beijos!

Luzia disse...

Oi Patricia !
Você já sabe que estou vendo o arquivo do seu blog e estou em março de 2007.Selecionei várias receitas mas ontem não resisti e fiz os Filés com manteiga maître d’hotel, não fiz as batatinhas porque eu iria sair muito da dieta em plena terça feira :)
Menina do céu, que delícia que ficou o filé e que coisa de outro mundo é essa manteiga, tive que tirar da frente da minha irmã porque ela queria comer no pão também.

beijos,
Luzia.

Unknown disse...

Ai Patricia,


toda vez que eu vejo esses bolinhos eu fico doida. Onde você comprou essas forminhas tão fofas? Eu ja procurei pra comprar on line mas não achei e em Brasília é tão dificil achar as coisas mas mes que vem vou passar em São Paulo, mas so terei uma tarde. Alguma sugestão de lojas pra ir comprar formas diferentes, chocolate e splits da Callebaut Eu estou pensando em ir na Barra doce (ja comprei no site deles) mas adoraria outra sugestões

Não vejo a hora de começar da serei natalina comerçar

bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Lê! :D
Que bom que vc gostou, um beijo!

Tina, acho que é um bom plano. :D
Um beijo, querida!

Ju, querida, vc é exagerada. :D
Beijo e obrigada!

CR, eu não gosto, não, coisa de família... :S
Espero que todo mundo adore os seus cookies, um beijo e obrigada!

Katia, é verdade, tá acabando! :S
Eu comprei as forminhas em Londres, mas uma leitora me disse que encontrou similares na Rua Paula Souza, no centro de SP.
Boa srte, um beijo!

Sá, obrigada, querida!
xx

Marmita, obrigada!

Caroliny, obrigada pela visita!

Ameixa, eu gostaria de não festejar, tb. :S
Beio, querida, e obrigada!

Rosana, comprei as forminhas em Londres, mas uma leitora me disse que encontrou similares na Rua Paula Souza, no centro de SP.

Laís, você é muito doce! Obrigada pelo carinho, alegrou o meu dia!
Um beijão pra vc tb, tudo de melhor!

Levi, ele fica bem macio, mesmo!
Beijo!

Sarah, eu tb adoro! :D
Que bom que gostou, obrigada!

Pema, obrigada pela visita! Vc pode aprender a cozinhar, sim!
Beijo!

Paula, vixe, esse plano pra mim não rola. ;)
Beijão, querida!

Marina, obrigada!

Chiljo, tudo bem? Realmente é muito bacana ir descobrindo as receitas, dando o nosso toque a elas.. Vou adorar ver a foto!

Tati, eu queria poder ser assim, indiferente, mas tem o João... e todo o lance de família. Um saco (perdoe o meu francês, por favor).
Beijo, querida!

Olá, você tem usado fotos de muitas pessoas, deveria tomar cuidado com isso.

Maira, obrigada pela visita! Que bom que gostou - volte mais vezes!
Beijo!

Danieli, obrigada.

Lê, querida, espero que vc esteja melhorizinha hoje.
xx

Oi, Luzia! Tudo bem?
Ah, que bacana saber que vc está curtindo os arquivos! Aquela manteiguinha é sucesso com o meu marido, e olha que ele é super enjoado pra comer. :D
Beijão!

Rafaela, eu comprei as forminhas em Londres, mas uma leitora me disse que encontrou similares na Rua Paula Souza, no centro de SP.
Se você for ao centro, visite esta loja: www.centraldosabor.com.br
Boa sorte, um beijo!

anjinho do diabo disse...

A autora deste blogue deve ser cheia de dinheiro para andar sempre a comprar loiça e mais loiça diferente para poder fotografar todas as suas receitas.

Ou então é tão pobre mas tão pobre que rouba as fotos de outros sites!

Patricia Scarpin disse...

Anjinho, me faz um favor? Vai pra p... que te pariu!

Carol Doher disse...

Seu blog é sensacional.
Receitas maravilhosas e fotos Lindas!!!
Parabéns. BJO. Carol Doher

Patricia Scarpin disse...

Carol, muito obrigada!
Beijo!