domingo, outubro 03, 2010

Cupcakes de chocolate da Ana

English version

Ana's chocolate cupcakes / Cupcakes de chocolate da Ana

Além do bolo piña colada, fiz estes cupcakes pro aniversário da minha sogra – chocolate é O sabor universal e também achei que ficariam bonitinhos enfeitando a mesa. :D

A receita vem da minha querida amiga Ana Elisa e vocês não podem acreditar no quão fácil e rápida é.

Falando na Ana – a mais recente e adorável futura mamãe dos blogs de comida – ela está ficando um tiquinho mais velha hoje... Feliz aniversário, Ana! ♥

Cupcakes de chocolate da Ana

- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 170g - de farinha de trigo
¼ xícara (22g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 ¼ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
1 ovo grande
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (100g) de açúcar granulado
½ xícara (120ml) + 2 colheres (sopa) de leite integral
1/3 xícara (80ml) café forte ou espresso
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria

Cobertura:
170g de chocolate meio-amargo (usei 70% de cacau), picadinho
¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) – 42g – de manteiga sem sal, temperatura ambiente

Comece pelos bolinhos: pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma de muffins com 12 cavidades com forminhas de papel (as forminhas realmente facilitam para desenformar os bolinhos, que saem do forno muito frágeis e molinhos).
Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela.
Em outra tigela, misture o ovo e os açúcares até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida. Despeje esta mistura sobre os ingredientes secos e misture apenas até que fique homogêneo.
Divida a massa entre as formas, enchendo-as até ¾ da capacidade. Asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Os bolinhos não vão crescer muito e ficarão achatados no topo, o que facilita na hora de confeitá-los*.
Esfrie nas formas por 10 minutos. Com uma pequena espátula ou faca, desenforme-os com cuidado, deixando que terminem de esfriar sobre uma grade.
Enquanto isso, faça a cobertura: derreta o chocolate em banho-maria, mexendo de vez em quando. Tire do fogo. Aqueça o creme de leite e junte ao chocolate, mexendo bem com um fuê. Deixe que amorne um pouco e junte a manteiga, mexendo até que ela esteja bem incorporada. Deixe descansar até firmar o suficiente para espalhar a ganache sobre os bolinhos (1 hora em temperatura ambiente ou 20-30 minutos na geladeira).
Espalhe a cobertura nos bolinhos. Sirva no mesmo dia ou guarde-os num recipiente hermético fechado na geladeira, onde eles se conservam bem por mais alguns dias: a cobertura firma mais um pouco, mas não deixa de ser deliciosa, e ela protege o bolinho do ressecamento.

* já fiz esta receita duas vezes e em uma delas preparei apenas metade da receita; coloquei menos massa em cada forminha e o cupcakes ficaram com topos bem altos e redondinhos – rend. de 7 bolinhos usando formas com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada

Rend.: 12 unidades

37 comentários:

Rita disse...

Meu deeeeeeeuus, que lindos, Patricia! Com a ansiedade que estou hoje, comeria os cinco da foto e mais alguns. :-D

Lindos, demais, parabéns! E parabéns para a Ana aniversariante, também!

Beijos, linda!
Rita

ameixa seca disse...

Fantásticos, tão perfeitos que até dá dó de comer :) Adorei as forminhas de papel a combinar!

Valentina disse...

Chocolate sempre agrada. É infalível.

Lili Ravag disse...

Caramba! Que bolinhos fofos! E deliciosos, imagino...

Onde vc compra seus apetrechos de cupcake (forminhas, coisinhas pra aplicar a cobertura...). Sou louca por cupcakes, mas é bem chato achar equipamentos. Só conheço a BarraDoce.com, que é ótima. Tem outro lugar?
Bjos, parabéns pelo blog.

Duda Lima disse...

Lindos e chiquérrimos! É de comer com os olhos!

Unknown disse...

hummm Patrícia fiquei doidinha pra provar! Parecem deliciosos! Bjos

Stellinha disse...

Já acompanho o blog há um tempinho, até já me arrisquei em algumas receitas e esta está demais!!!
Receita anotada!
E que charme essas forminhas!!!
beijinhos e boa semana!

Cebolinhando disse...

Cupcakes são muuito fáceis, né? E são realmente uma delíícia! Eu adoro e sempre faço! rs
Ficaram lindíssimos e até abriu meu apetite! Beijos

Amanda Carvalho disse...

Essa receita parece ser bem deliciosa mesmo e super fácil de fazer! Já anotei aqui. Obg pela dica, os cupcakes ficaram lindos!

Abraços

Quéroul disse...

cruzes, Pati, mas ficaram tão lindos seus bolinhos! é pra enfeitar a casa, né? lindos, lindos.
parabéns pra Ana.

e ó, eu vou dar uma pequena sumidinha por falta de net lá na terra dos hermanos, mas assim que eu voltar, eu venho perturbar.
beijo

Angela Machado disse...

Pati que coisa mais linda!!! eu adoro cupcakes!!! vou testar essa receita e volta para contar.

bjos
www.quasecheff.blogspot.com

Marcia P. disse...

Patrícia,
Fiquei com água na boca e o trabalho fotográfico está lindíssimo.

Anônimo disse...

To morrendo de rir aqui! Tb fiz cupcakes de chocolate mas com cobertura de buttercream e eu queria que eles ficassem assim, lindos iguais aos seus, não com cobertura de minhoquinhas igual o meu! kkkk e q outra coincidência, niver da Ana e eu completei 1 ano de casada eeeee! Tem até post especial no blog!

Beijos!

Jaqueline F. disse...

Nossa, ficaram lindos os cupcakes...só tenho duas dúvidas, se eu não colocar o café vai fazer alguma diferença?? e a forminha? vc colocou outra em cima depois de assar ne? pq ela ta sequinha...
Parabéns pelo Blog, é inspirador!!
Beijos

disse...

são lindos!!!
mesmo deslumbrantes!!!
que deliciosos e apetitosos!

Levi Pereira disse...

Paty, Faria tudo por um bolinhos desses... morri de vontade!!!
abraço

Isabela Tibo disse...

Lindos demais! E essas forminhas? Um luxo! Bjs

Anônimo disse...

Oi Patricia
Andei passeando pelo blog da Ana Elisa e já fiz esses cupcakes que são deliciosos (fiz para o almoço de familia ontem e todo mundo adorou...Só o meu sobrinho que quando descobriu que a massa levava café disse: "Nossa! Ainda bem que eu não comi!", mas é coisa de crinça porque nem dá para notar o sabor do café.)
Claro que os meus nem de longe ficaram lindos como os seus, mas um dia quem sabe eu consigo fazer alguma coisa com um acabamento melhor...
Bj
Patricia Vieira

luhh disse...

Essa receita me lembrou muito a de bolo do diabo. Minha favorita é a do Lebovitz, essa aqui: http://www.davidlebovitz.com/archives/2007/08/devils_food_cak.html

Dou umas adaptadas aqui e ali e recomendo muito. Fora isso, adorei as forminhas, e eles de fato parecem deliciosos.

Anônimo disse...

Que vontade, que vontade, que vontade. Beijos!

Ana Elisa Granziera disse...

Obrigada, menina! :D
Eu não digo que você tem mão para decoração? Olha a carinha de profissional dessas gostosuras! Minhas habilidades com decoração de doces beiram mais as trapalhadas da Nigella mesmo... hehehe... :)
Beijão procê!

Ana

Juliana disse...

Nossa, mas ficaram um luxo!!! :)

Akemi disse...

Estes cupcakes ficaram fantásticos! Sem dúvida, um carinho a mais para sua sogra! Tbm faço coro às meninas, as forminhas deixaram os bolinhos mais luxuosos! Arrasou, Patricia! Bjs

Anônimo disse...

Oi Pat, que bolinhos mais lindos , da vontade de comer sem parar!!
Eu nao sabia que a cobertura era assim tao facil, vou tentar faze los qualquer dia desses.

Nossa , qtos comentarios!!!!!
Quando o assunto é choco todo mundo aparece...:)

bjs
Sophia

Ps: eu vejo o blog todos os dias mas as vezes nao da tempo de comentar, sou seguidora fiel..hehh

@tata_ga disse...

Oi Paty!
Amooooo o seu blog. Entro nele quase todos os dias! rs..
Esses cupcakes são perfeitos! Lindos demaissss!
Estou pensando nos presentinhos de Natal (sei que estou super adiantadaaaaa, rs.. mas adoro planejar tudo!) e as Bengalinhas de Canela são uma ótima opção, mas eu tenho algumas dúvidas, rs..
Não tenho formas de beiradas baixas, posso usar a forma virada ao contrário?
Passo manteiga na forma e depois coloco o papel manteiga?
A clara eu só pincelo quando o biscoitinho estiver frio?
Ah, estou perguntando tudo isso, pois vou fazer um teste beeem antes do Natal.. Hahahahaha..
Ah, o cupcake tem uma validade boa? Sei que depende da cobertura e do recheio, mas o bolo em si fica bom até qntos dias? Pq pretendo fazer uns dias antes do Natal, pois eu fico encarregada de fazer os doces da ceia e do almoço.. Hahahaha..
Beijos.. Talita

Lau Verrengia disse...

Os cupcakes ficaram lindos.
Achei lindo o modo como colocou a cobertura.
Chocolate é sempre agrada.
Deve ter combinado bastante com o bolo e toda festa.

Um beijo

Anaya disse...

Patrícia,
você manda a gente desenformar os cupcakes depois de um tempo, mas se eu quiser deixar naquelas formas de papel que não grudam eu posso, né??? e essa sua colher de sopa é daquelas medidoras mesmo ou uma normal??
Brigadinha por nos mostrar mais uma receita tão deliciosa!!!
Bjinhos

Sabrina Romano disse...

nossa, lindona, chiquetérrimos, heim?!? Vc é a nora dos sonhos... Bjs

Patricia Scarpin disse...

Rita, querida, obrigada! :)
Beijo!

Ameixa, que bom que gostou das forminhas, obrigada!

Tina, lembra destas forminhas, amiga? ;)

Lili, obrigada pela visita! Dê uma olhada neste link da Paula, lá tem informações ótimas:
http://thecookieshop.wordpress.com/2010/08/11/anatomia-de-um-bolinho-um-passo-a-passo-de-como-fazer-cupcakes/
Beijo!

Duda, obrigada!

Mel, obrigada!
Beijo!

Stellinha, que bom saber que as receitas deram certo pra vc! Obrigada por me contar!
Beijo!

Cebolinhando, obrigada pela visita!
Beijo!

Amanda, obrigada! Espero que goste da receita!

Quéroul, obrigada, querida!
Volta logo? :D
xoxo

Angela, obrigada!

Marcia P., obrigada!

Liv, haha, é falta de prática, você consegue! Parabéns pelo aniversário de casada!
Beijo!

Jaqueline, obrigada pela visita! Você não vai sentir o sabor do café nos bolinhos assados - ele apenas realça o sabor do chocolate. Se você não colocar o café vai faltar líquido na receita.
A forminha ficou sequinha porque é de boa qualidade, apenas coloquei dentro da forma de metal antes de assar.

Jú, obrigada!

Levi, aposto que vc vai fazer uns bem lindos aí.
Beijo!

Isabela, obrigada!
Beijo!

Patricia, é coisa de criança, mesmo, nem dá pra sentir o sabor do café. :D
Tenho certeza de que os seus ficaram lindos.
Beijo e obrigada!

Luhh, o DL tem umas receitas bem boas, né?
Obrigada!

Alessandra, :D
Beijo!

Ana, querida, por nada! Que bom que vc gostou do post. :)
Beijo!

Juliana, muito obrigada! :D

Clarice, obrigada, querida!
Beijo!

Sophia, querida, vc viu? Chocolate atrai multidões. :D
Um beijo e obrigada pelas visitas!

Talita, lá na receita está bem detalhado o modo de preparo, acho que dá pra fazer sem problemas. Só pincele os biscoitos depois de frios. Não unte a forma, apenas forre com papel - vc pode virar a forma, sim, mas cuidado ao retirar/colocar no forno pois o papel pode escorregar e os cookies podem ir para o chão.
Os cupcakes não duram muito, não.

Lau, obrigada!
Beijo!

Anaya, você vai deixar na forma de papel - o desenformar a que me refiro é retirar da forma de metal. Colher (sopa) é SEMPRE a medidora, nunca a de faqueiro comum.
Por nada!

Sá, querida, imagina. ;)

Unknown disse...

Olá querida sou sua fã!!!
Parabénss!
Queria saber qual bico vc usou para fazer estes cupcakes de chocolate.. ficou lindooo.

Patricia Scarpin disse...

Dani, obrigada!
Não sei o número do bico - é um da Wilton...
Sorry!

moranguita disse...

patricia nossa que tentaçao esses anos da sogra.
nao deve ter sobrado nenhum

Isabela Tibo disse...

Oi Pati, passando aqui para te dizer que fiz os cupcakes e adorei! Que receita boa! Usei wrappers de caveirinha em homenagem ao Halloween, depois passa lá pra ver! Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Isa, tô indo lá correndo! Obrigada por vir me contar! beijo!

Mari disse...

Patricia, também fiz... de páscoa! olha como q ficou a decoração de páscoa inspirada numas fotos que vi aqui na Australia... http://brazilian-housewife.blogspot.com.au/2012/04/pascoa-paezinhos-hot-cross-de-chocolate.html Também fiz um hot cross... fiquei tentada a fazer o seu, mas quis fazer esse primeiro... depois faço o seu tb...

Mas me conta uma coisa: como q vc faz pra sua forminha continuar bonita??? nem colocando duas forminhas num deu certo! a minha fica toda engordurada!!!!

AMO suas fotos!!! vc me inspira demais pra cozinhar e fotografar! preciso fazer um curso!

bjos

Ana Lívia disse...

Nossa!!Acabei de fazer esse cupcake, DELICIOSO, de fato o café acentua o sabor do chocolate, maravilhoso.
Sempre entro no seu blog, estou adorando.
Bjs!!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Ana Lívia! Que bom que você gostou dos cupcakes, fico contente! Beijo!