terça-feira, outubro 05, 2010

Panna cotta de iogurte com fatias de tangerina caramelizadas

English version

Yogurt panna cotta with caramelized tangerine slices / Panna cotta de iogurte com fatias de tangerina caramelizadas

Há um tempo eu lhes disse o quanto estava curtindo o Twitter, mas algo mudou alguns dias atrás – não tenho mais achado tanta graça. É culpa minha, provavelmente – eu deveria seguir outras pessoas, com as quais tenha mais em comum. :S

Acho que preciso de um docinho – vou comer outra panna cotta. :D

Yogurt panna cotta with caramelized tangerine slices / Panna cotta de iogurte com fatias de tangerina caramelizadas

Panna cotta de iogurte com fatias de tangerina caramelizadas
daqui e da Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

Panna cotta:
¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco
½ fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca
¼ xícara + ½ colher (sopa) - 56g - de açúcar refinado
2 folhas de gelatina incolor
250g de iogurte desnatado – usei integral

Fatias de tangerina caramelizadas:
¼ xícara (50g) de açúcar refinado
1 ½ colheres (sopa) de água
½ colher (chá) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
óleo vegetal, para untar
2 tangerinas, em fatias grossas no sentido horizontal

Leve o creme de leite ao fogo médio, numa panela pequena, só até começar a ferver. Adicione as sementinhas e a fava de baunilha, misture, tampe e deixe em infusão por 30 minutos.
Adicione o açúcar ao creme de leite e reaqueça, mexendo para dissolver o açúcar, novamente só até começar a ferver. Retire do fogo.
Coloque a gelatina de molho numa tigela com água fria, só até amolecer. Esprema-a entre os dedos para retirar o excesso de água e coloque no creme quente, misturando até dissolver a gelatina. Acrescente o iogurte e misture bem até ficar homogêneo. Passe a mistura por uma peneira fina e divida entre quatro potinhos com capacidade para ½ xícara (120ml) cada. Deixe esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 3 horas, ou até firmar.
Agora, a tangerina: junte o açúcar e a água numa panelinha e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Cozinhe, sem mexer, até caramelizar e dourar (4-5 minutos). Retire do fogo, junte a manteiga e a água de flor de laranjeira (com cuidado, pois o caramelo pode espirrar), e então retorne ao fogo, mexendo até dissolver tudo. Despeje numa assadeira untada com óleo e deixe esfriar completamente. Quebre em pedaços menores, transfira para o processador de alimentos e processe até obter um pó fininho. Arrume as fatias de tangerina numa assadeira, polvilhe-as com o caramelo moído e caramelize usando um maçarico culinário (ou o grill do forno) até dourar. Sirva imediatamente com a panna cotta.

Rend.: 4 porções - esta panna cotta fica uma delícia também servida com esta geléia de amora e limão

18 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo! E as tangerinas me deixaram com água na boca! Vou passar muita vontade esse mês pois fui na nutrí hoje e estou numa dieta ferrada sem doces! Aaaaaa. Vamos ver se aguento!
Um beijo!

Letícia disse...

Que lindas as tangerinas! *_*
Eu desencanei das panna cottas. Sempre que eu faço, eu acho o gosto do creme de leite muito forte. Devo errar alguma coisa no meio do processo (ou não gostar de creme de leite fresco, hahahaha). Vai saber...

manjericota disse...

Pat, sou fãzocaaaa de Panna Cotta. Achei um requinte a sua versão.

Esta tangerina é aquela sem semente?

Bjo gde, Dani :)

Elisa Torrezani disse...

Oi Pat!

Adorei a receita! E adorei tbm a toalhinha da foto, muito meiga!!!
Vc quem fez?

bjs
elisa

Jean Y. disse...

Jisuis, quanta tentação eim, Pat!

Você finalmente conseguiu os gominhos de tangerina!
e creio que os doscrepes não ficaram tão ruins! como havia dito!
Quanto ao cupcake da Ana eu já tinha ficado de olho, porém vou ter que suspender o doce por um tempo :)
maldita diabetes :(

But I'll survive! hahaah!
e novamente parabéns pelas gostosuras formosas! Beijão!

Jean Y. disse...

Outra pergunta, rapidinho...

Logo logo, é o aniversário do meu pai! E eu estou pensando em fazer algum bolo com curd de limão, pois há suco de limão siciliano congelado em casa! Qual vc indica para harmonizar melhor, Pat?

Anciosamente espero tua resposta :)
Beijão!

Tati - Panelaterapia disse...

Essas tangerinas estão encantadoras!!! A combinação com a panna cotta parece perfeita!!!

Eu tb tenho fases que nem quero passar perto do twitter. Me irrito com as pessoas kkkkk...mas passa amiga!
Bjs

Lua Limaverde disse...

Que lindas as tangerinas! Adorei isso de fazer um pó e depois derreter de novo! Quanto ao twitter, eu prefiro apenas ler, acho que sou muito tímida pra ficar twitando, rs. Mas adoro te ver por lá! Beijos!

Levi Pereira disse...

Paty, vou tomar coragem e testar fazer panna cotta com creme de leite de lata, acho que conseguindo fazer sem talhar, consigo fazer crème brûlée... Se der certo te conto depois!!! Gostei muito dessa receita!!!
xoxo

a. luz disse...

Com a geléia de amora deve ficar BÁRBARO!
Quero experimentar URGENTE!!!

Beijos

Filipa disse...

Ainda falta um pouco para as primeiras tangerinas aparecerem por aqui. Esta é a primeira receita de panna cota que encontro que não leva tanta, tanta, quantidade de nata (creme de leite). Parece que toda a blogosfera anda mesmo em sintonia...acho que não vou conseguir resistir à sua receita...mesmo sem a tangerina! Beijo

Letrícia disse...

Ai, morro com essas panna cottas que você prepara, Pat. Essas fatias caramelizadas de tangerina ficam um charme, hein.

Beijos!

Cássia Blush disse...

Olá Patrícia!

Sou leitora assídua do seu blog e fiz uma indicação no meu sobre ele. Utilizei o seu cabeçalho para ilustrar o post, você autoriza?

Dê uma passadinha lá: www.blushmoda.blogspot.com

Bjos

Livia disse...

Oi, Patricia, obrigada por ter respondido minha dúvida!

E deixa eu só perguntar mais uma coisinha? ;)

Eu fiz a MARAVILHOSA receita de Cupcake de torta de maçã que vc postou há um tempo(aliás,só recebi elogios, valeu!),
mas não usei a cobertura que vc ensinou. A gente só tinha manteiga normal, c/ sal mesmo, e a consistência ficou péssima daí acabou ficando "aquela" coisa, né?
Então eu gostaria de saber o que fazer(além de trocar a manteiga) pra chegar naquele ponto parecido c/ marshmellow. Basta bater na velocidade rápida?

Coloquei na geladeira o resultado do meu desastre pensando em salva-lo depois =D
Já usei metade pra fazer um recheio de panqueca e ficou bem legal!

bjs e parabens pelo blog!

Sabrina Romano disse...

ai, ai, estava namorando os seus lindos bolos de camada para o aniversário da minha mãe... Mas o do ano passado foi desastroso... Sei não...Bjs

Patricia Scarpin disse...

Liv, obrigada!
Ai, dieta é um saco, tadinha de vc.
Beijo!

Letícia, obrigada! Então acho que essa aqui é pra vc - o gostinho do iogurte predomina.
Beijo e obrigada pela visita!

Dani, a panna cotta é receita do Bill Granger, tudo dele é muito bom!
Olha, o João comprou a tangerina, não sei o tipo, mas não tem semente, não.
Beijo!


Elisa, fui eu que fiz a toalhinha, sim! :D
Obrigada, beijo!

Jean, tadinho de vc! Se cuida, menino!
Beijo!
Tem aquele bolo de lavanda com curd que fiz pro aniversário do blog - tira a lavanda e use baunilha no lugar, que tal?

Tati, obrigada! A eleição estragou o Twitter. :S
Bejio e obrigada!

Luna, obrigada! Eu tb adoro te ver lá. :D
Beijo!

Levi, quem sabe dá certo? Depois me conta?
Beijo!

A. Luz, experimenta, sim! :D
Beijo e obrigada!

Filipa, esta aqui é mais levinha e também um tantinho mais saudável, por conta do iogurte. Espero que goste!
Beijo e obrigada!

Lê, obrigada, querida!
Beijo!

Cássia, obrigada!

Livia, pode perguntar! :D
Aquela cobertura não tem consistência de marshmallow, não... É diferente, amateigada, por ser buttercream.
Beijo e obrigada!

Sá, :(

ameixa seca disse...

Pois eu gosto muito de te seguir no Twitter, que pena que não estejas curtindo mais. Espero não ter sido culpa minha he he
Nunca tinha visto umas fatias de tangerina tão lindas. Que beleza!

Carolina Garofani disse...

Ah que coisa linda!
Fiquei super curiosa, pena que agora ta meio dificil de achar tangerinas já... vou procurar!