sexta-feira, outubro 01, 2010

Profiteroles com recheio de maracujá

English version

Passion fruit cream profiteroles / Profiteroles com recheio de maracujá

Estou me sentindo extremamente corajosa estes dias: consegui assistir a “A Profecia II” inteirinho, sem desviar o olhar nenhuma vez sequer, À NOITE. :)

Agora estou pronta para ver a última parte e completar a trilogia – mas esta moça querida e eu chegamos à conclusão de que vou precisar de algo para me acalmar durante o filme, como suco de maracujá, por exemplo. Será que profiteroles de maracujá servem? :)

Profiteroles com recheio de maracujá
adaptados da Donna Hay magazine

Profiteroles:
1 xícara (240ml) de água
100g de manteiga sem sal
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 115g - de farinha de trigo
5 ovos

Recheio de maracujá:
1 ¼ xícaras (300ml) de creme de leite fresco, batido em picos firmes
½ xícara de polpa de maracujá (com as sementinhas)
¼ xícara (35g) de açúcar de confeiteiro, peneirado

Cobertura de limão siciliano:
1 ½ xícaras (210g) açúcar de confeiteiro, peneirado
2-3 colheres (sopa) de suco de limão siciliano

Pré-aqueça o forno a 200°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Coloque e água e a manteiga numa panela e leve ao fogo alto até ferver. Junte a farinha e bata com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Continue cozinhando, em fogo baixo, mexendo até a massa se soltar das laterais da panela. Transfira para a tigela grande da batedeira. Bata em velocidade alta, adicionando os ovos aos poucos, batendo até ficar homogêneo – bata os ovos levemente com um garfo e vá adicionando gradualmente – você pode não precisar usar toda a mistura de ovos.
Coloque a massa em um saco de confeitar com um bico simples de 12mm e faça círculos de 2cm nas formas preparadas. Asse por 20-25 minutos ou até que estufem e fiquem bem dourados. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha; com cuidado remova os profiteroles do papel manteiga.
Prepare o recheio: misture o creme batido, a polpa de maracujá e o açúcar numa tigela, delicadamente.
Faça a cobertura: misture o açúcar e o suco de limão numa tigelinha até ficar homogêneo.
Recheie os profiteroles com o creme de maracujá e regue com a cobertura de limão.

Rend.: 45 – fiz metade da receita acima e consegui 35 profiteroles pequeninos

13 comentários:

ameixa seca disse...

Tenho certeza que depois de ver esses filmes nem um profiterole me passava :) Sou uma medrosa, não consigo ver nada de terror! A sorte é que este blog é o paraíso e as receitas são encantadoras. Maracujá tem um aroma que, por si só, já acalma :)

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty,
Eu gosto desse tipo de filme...rs
E também amo profiteroles. Estão super fofos ! Ah... adorei o bulinho azul também. So cute ! Bjs

Akemi disse...

Puxa, tinha a maior vergonha de admitir que fecho os olhos nas partes mais apavorantes dos filmes de terror. Até hoje não sei que bicho saiu no final de Atividade Paranormal! kkkkk
Tenho certeza de que estes profiteroles acalmam e saciam uma formigona de plantão como eu!
Bjss, bom final de semana!

Unknown disse...

Querida Patricia, suas fotos são de dar água na boca... Acho que estas suas duas competências (cozinhar e fotografar) estão empatadas! rsrsrs
Obrigada pela dica da linda revista (Sweet Paul) no twitter. Tive momentos da mais pura "babação" com fotos e receitinhas... Bjs!

Levi Pereira disse...

Caraca Patricia, tmb morro de medo de filmes de terror, fico sempre com uma almofada na mão! kkkk (que vergonha), mas acabo de encontrar a solução para meus neurônios medrosos, lembrarei de fazer esses profiteroles de maracujá da próxima vez!!!
abraços

a. luz disse...

Patricia!!!

Eu adorooooooo ess trilogia!!!
Assisti umas 15x já!!!rs...
E morro de medo sempre!!!
Devo ser meio masoquista!!!
UHAuhAUHauhAUHHUAuhaUHaA...

E apesar de maracujá ser uma das minhas frutas preferidas, não me faz efeito calmante nenhum...

Mas esses profiteroles estão com uma cara deliciosa!! Pretendo experimentá-los em breve!!rs

Beijokas!!!
www.artedetemperar.blogspot.com/

Livia disse...

Parecem deliciosos!
Mas tenho uma pergunta: como é a textura desse creme de leite fresco? e qual a marca de creme de leite que vc utiliza?
Pq eu comprei um da marca DuCamp que tinha uma textura muito esquisita. Era grosso, espesso (ele tinha sido mantido na prateleira superior da geladeira) e tinha uma cor amarelada.
Minha mãe queria fazer com ele cobertura de bolo do tipo chantilly e colocou pra bater com açúcar de confeiteiro. Só que a textura não ficou legal e o gosto menos ainda...super esquisito, meio amanteigado sei lá. E continuou amarelado.
Aí eu não sei se isso é normal ou se esse creme de leite q comprei é que era ruim msm;)

bjs e adoro o blog!!!

Trainee de Cozinheira disse...

Ahh eu também não olho!!, mas com esses profiteroles de maracujá para após o filme vai ser muito bom!!que coisinha mais fofa!bjs
Maura

Jean Y. disse...

Pat, estamos em sintônia novamente!

Ontem tentei fazer os seus éclairs de limão siciliano, porém o apressado aqui não deixou tempo o suficiente no forno para ficarem completamente assados! Resultado: éclairs crús e muchinhos!
A sorte foi que fiz duas receitas, e havia ovos suficientes para apenas uma receita! Então os testarei novamente :)

Parabéns pela coragem em relação aos filmes - que no meu caso, não há a mínima! hahaha - e pelos lindos profiterólis! beijao!

Carol Romagnolli disse...

Hummm... profiterolis sao um dos meus docinhos preferidos, mas com recheio de maracuja nunca experimentei. A hora eh agora!
Valeu pela dica Paty!!!
PS: muitissimo cute seu bulinho de bolinhas da foto :)

Valentina disse...

Amiga, sou assim também. nao consigo ver filmes de terror. nem com maracujá. mas amaria estes profiterolis. amo maracuj''a.

Patricia Scarpin disse...

Ameixa, hahaha, os filmes dão medo, mesmo, né, querida?
Vc é mesmo um doce, obrigada!
xx

Cris, obrigada!
Beijo!

Clarice, hahaha, esse aí não tive coragem de ver! :D
Tenho certeza de que vc vai gostar desta receita, amiga!
Beijão!

Simone, obrigada! :D
Ah, que bom que vc gostou da revista do Paul - ele é ótimo!
Beijo!

Levi, hahahaa, vergonha nada! :D
Um beijo e obrigada!

A. Luz, hahaha, acho que quem gosta de filme assim é masoquista mesmo!
Obrigada, um beijo!

Livia, hum... O creme não é muito espesso, mas acho que a cor depende mesmo da marca (também tem que ficar atenta à data de validade, vivo vendo creme de leite vencido em geladeira de supermercado). Acho que talvez a sua mãe tenha batido demais o creme de leite, ele vira manteiga quando isso acontece...
Beijo e obrigada!

Maura, obrigada!
Beijo!

Jean, eu já passei por isso! Tirá-los do forno antes é um desastre mesmo! :(
Beijo e obrigada!

Carol, acho que vc vai gostar!
Obrigada, beijoca!

Tina, eu sempre lembro de ti quando faço alguma coisa com maracujá.

moranguita disse...

mas que belo calkmante hehe
estao tao bonitos
devem ser tao bons.
aos anos que nao como
ando com saudades