sexta-feira, novembro 21, 2014

Cookies de aveia, cranberry e coco e um seriado bem bacana

English version

Cranberry oatmeal cookies with coconut / Cookies de aveia, coco e cranberry

Diversas vezes eu sento em frente ao computador doida para dividir com vocês algo delicioso, porém acho que não tenho muito a dizer e acabo adiando o post, às vezes por um bom tempo. Daí, quando estou fazendo algo completamente diferente e não tenho como chegar perto do computador várias coisas me veem à mente, coisas que eu adoraria compartilhar com vocês além das receitas, mas isso acontece tão rapidamente que quando sento aqui novamente me dá branco.

É frustrante. :S

Meses atrás descobri, sem querer, um seriado britânico chamado “Dates” e adorei tanto o piloto que devorei os nove episódios em dois dias. Inteligente, sexy, divertido, triste em alguns momentos, com boas atuações – tudo o que um bom seriado de TV deveria ter/ser.

Infelizmente até agora não li nada sobre uma segunda temporada, mas ainda espero que aconteça. Enquanto isso, vou ouvindo no repeat a linda canção tema “Chloe”, especialmente quando estou na cozinha fazendo coisinhas gostosas como estes cookies: não tinha ideia (ou não lembrava) de que coco e cranberries ficavam tão bons juntos, e ambos deixam estes biscoitos de aveia ainda mais especiais.

Cookies de aveia, cranberry e coco
um nadinha adaptados do delicioso The Seasonal Baker: Easy Recipes from My Home Kitchen to Make Year-Round

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (105g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de canela em pó
1/8 colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ½ xícaras (135g) de aveia em flocos
½ xícara (50g) de coco ralado sem adição de açúcar
1 xícara de cranberries secas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o bicarbonato, a canela e o sal.
Em uma tigela grande, usando a batedeira, bata a manteiga e os açúcares até obter um creme claro. Junte o ovo, batendo. Raspe as laterais da tigela. Junte a baunilha.
Em velocidade baixa, acrescente a mistura de farinha e bata somente até incorporar. Com uma espátula, misture a aveia, o coco e as cranberries.

Coloque porções de 2 colheres (sopa) niveladas de massa por biscoito nas assadeiras deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse os biscoitos até que dourem nas extremidades e ainda estejam levemente úmidos no centro, 12-14 minutos. Deixe esfriar nas assadeiras por 10 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para uma gradinha e deixe esfriar completamente.

Rend.: cerca de 25 unidades

5 comentários:

Unknown disse...

Esses cookies estão com a cara ótima! Farei um dia. No momento, não posso, tô de dieta.

Com certeza, vou conferir Dates. Adoro um seriado, e os UK tem um charme :)

Beijos, gostei muito do post. Passa uma calmaria, um aconchego bom.

Anônimo disse...

Humm...parece tão bom. Já fiz outras receitas do seu blog e vou tentar essa também mas poderia me dizer onde encontrou cranberry para comprar? Pergunto pq faz mto tempo que estou atrás e tenho tido alguma dificuldade. Moro em SP.
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Anônimo, eu comprava sempre na Casa Santa Luzia, mas das últimas vezes preferi comprar online na Central do Sabor, as cranberries são ótimas e a entrega é muito boa tb. Bj!

Unknown disse...

Oi Pat!! Preciso deixar a massa descansando na geladeira o posso assa-los direto?? Bjs!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Arianne! Pode assar direto. Bj!