quinta-feira, dezembro 11, 2014

Biscoitos de painço e gengibre com glacê de laranja

English version

Crystallized ginger millet cookies with orange icing / Biscoitos de painço e gengibre com glacê de laranja

Uma das muitas coisas que amei em Nova York – posso dizer que amei tudo na cidade, em ambas as vezes em que a visitei – foi o Whole Foods: havia tanta variedade, tudo parecia lindo e delicioso, que eu queria trazer todos os ingredientes para casa (pena que não deu). :)

[se vocês me perguntarem sobre as lojas de roupa na 5ª Avenida provavelmente não serei muito útil]. :)

Havia diversos tipos de frutas, verduras, legumes, chocolates, oleaginosas – tudo o que vocês imaginarem. Fiquei impressionada pelas diferentes variedades de farinhas: havia tantas que fiquei um tempão babando em frente às prateleiras (de acordo com meu marido). :D Não achei que seria uma boa ideia encher a mala com quilos e mais quilos de farinha, então trouxe apenas um saquinho de farinha de avelã, deixando todos aqueles ótimos produtos para trás. :(

Passa-se um ano e eu me surpreendo ao ver produtos da Bob’s Red Mill na Casa Santa Luzia – não havia tanta variedade como em Nova York, mas havia algumas coisinhas bem interessantes e eu comprei um pacotinho de farinha de painço e já a usei duas vezes até agora: timidamente nos amanteigados de laranja e alecrim e com mais coragem nestes biscoitinhos de gengibre.

Os cookies ficaram ótimos, uma delícia, e mal posso esperar para usar a farinha de painço mais vezes nos meus doces – talvez em um bolo da próxima vez?

Biscoitos de painço e gengibre com glacê de laranja
um tiquinho adaptados do maravilhoso Supergrains: Cook Your Way to Great Health

- xícara medidora de 240ml

Biscoitos:
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2/3 xícara (115g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1/3 xícara de mel
1 xícara (140g) de farinha de painço – comprei na Casa Santa Luzia
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
75g de gengibre cristalizado bem picadinho – também comprei na Casa Santa Luzia

Glacê:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro – usei impalpável
1 colher (sopa) de suco de laranja

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.

Usando a batedeira, bata a manteiga, o açúcar e o mel até obter um creme claro e fofo. Peneire juntos a farinha de painço, a farinha de trigo, o sal, o gengibre em pó, a canela em pó e o gengibre picadinho acrescente à tigela da batedeira, misturando até obter uma massa.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) nivelada de massa e coloque nas assadeiras preparadas deixando 5cm de distância entre uma e outra. Achate ligeiramente cada bolinha. Asse por 12-15 minutos ou até que os biscoitos dourem. Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos e então deslize o papel com os cookies para uma gradinha e deixe esfriar completamente.

Glacê: peneire o açúcar em uma tigela pequena. Junte o suco aos poucos, misturando até obter a consistência desejada (junte água se necessário). Espalhe sobre os biscoitos já frios e deixe secar por 15-20 minutos.

Rend.: cerca de 35 unidades

5 comentários:

Luciana Leal disse...

Eu falo que quando eu for fazer uma viagem pra NY eu quero ficar horas nesse mercado também, sou doida pra ir lá. Essa farinha tem gosto forte Patrícia? Beijinhos

Rafael disse...

Patricia,
Tu não tinhas um post falando sobre as fotos das tuas receitas, teus acessórios e tal? Se tinhas, onde acho?
Obrigado,

Patricia Scarpin disse...

Lu Leal, vc vai amar, menina, aliás, NY é maravilhosa!
A farinha não tem gosto forte, não.
Bj!

Rafael, deve ser o "sobre" do blog.

Patricia Scarpin disse...

Lu Leal, vc vai amar, menina, aliás, NY é maravilhosa!
A farinha não tem gosto forte, não.
Bj!

Rafael, deve ser o "sobre" do blog.

Sabrina Romano disse...

essas farinhas são muito boas! A de painço nem se compara com a que eu "faço" - que piada... Preparei um bolo de chocolate e amendoas usando essa farinha; não me lembro ao certo a receita, mas ficou muito bom, com um ar sério...